quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Esculpir-se

"O Escultor". Praça Universitária. Goiânia-GO. Fotografia de Luana Neres.

O ser humano é uma Obra de Arte elaborada por si mesmo. E como tal, é o resultado único da inspiração do Artista, que seleciona a matéria-prima, a técnica, o acabamento. As Ferramentas são humanas e estão em suas mãos. Embora a Obra esteja exposta ao mundo, é o próprio Artesão-Homem quem elege a quem mostrar os detalhes.

Lamentavelmente, na maioria das vezes, a Obra só é apreciada quando o processo termina. Mas a beleza está imersa na operação, que por si já é bela exatamente por revelar a criação humana.  

Esculpir-se é um exercício diário, necessário, mas não é tarefa fácil. Por mais que moldar a peça possa parecer doloroso, cada lasca arrancada do material bruto contribui no resultado final da Escultura-Homem, revelando assim a essência do Artesão.

2 comentários:

  1. Difícil aceitar isso, aceitar que a transformção está em si e não nos outros, hein? Feitos do mesmo barro, da mesma massa, no entanto esculpir-se é buscar estilo e isso é trabalho.

    Beijos Luana e gosto de refletir contigo, esculpo-me.

    Carmen

    ResponderExcluir
  2. Querida Carmen:

    De fato, esculpir-se não é nada fácil e uma tarefa, às vezes, solitária. Em todo caso, podemos tomar emprestadas "ferramentas" daqueles que nos rodeiam e temos como exemplo. Desde que nossos caminhos se cruzaram, tomei a liberdade de pegar algumas destas ferramentas contigo.

    Muito obrigada pela leitura constante, pelo estímulo à escrita e pelo carinho.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir